Conselhos para a preparação da piscina para o inverno

A invernagem da piscina é uma ação que os especialistas em manutenção de piscinas recomendam devido às suas inúmeras vantagens. Ajuda-nos a poupar dinheiro durante o inverno e, sobretudo, na primavera, podemos esquecer a manutenção da piscina durante alguns meses e, além disso, podemos ter a certeza de que a nossa piscina estará em perfeitas condições para a época de inverno.

Dizemos-lhe qual é a diferença entre deixar a sua piscina a funcionar ou hibernar.

Para que a sua piscina esteja em óptimas condições no verão, é necessário mantê-la durante todo o ano. Quando chega o tempo frio, uma das acções de manutenção que deve efetuar é a hibernação da sua piscina.

como se faz, se é necessário, que produtos químicos são necessários para hibernar uma piscina, são perguntas às quais vamos responder de forma clara e concisa.

A primeira coisa que vamos fazer é explicar o processo em termos gerais, o que é hibernar uma piscina, porque é que é necessário? A principal razão para hibernar uma piscina é aproveitar ao máximo a água e não ter de esvaziar a piscina no inverno e depois enchê-la no verão.

Este processo é benéfico para o ambiente e também para a sua carteira, pelo que é altamente recomendável se quiser que a sua piscina tenha um aspeto limpo e transparente durante todo o ano.

Termómetro piscina

Antes de mais, é importante ter em conta que o processo de hibernação da piscina começa quando a temperatura é inferior a 15 ºC (geralmente entre outubro e novembro), nunca antes.

Passos para hibernar a piscina

  1. Limpar a piscina, utilizando uma boa escova e um produto descalcificante se necessário, esfregar bem as paredes e passar o aspirador de piscinas.
  2. Durante o inverno, é igualmente importante manter os valores de pH entre 7,2 e 7,6. Para isso, teste e controle o pH com produtos específicos para o efeito e, se necessário, adicione um redutor ou aumentador de pH, até que o valor esteja dentro dos parâmetros.
  3. Deve também efetuar uma cloração de choque (com DICHLORO GR adicionando 10 g por m³ de água).
  4. Deixar o filtro a funcionar.
  5. Após as primeiras 4 etapas, no dia seguinte, adicionar o “produto estrela”, um inseticida: HIVERN (5 litros/100m³ de água).
  6. Deixar o filtro a funcionar durante 8 horas para assegurar uma distribuição perfeita do produto na água.
  7. No dia seguinte, efetuar uma lavagem completa do filtro.
  8. Se viver numa zona de clima frio, é aconselhável baixar o nível da água da piscina abaixo dos skimmers, esvaziar os tubos e o filtro e colocar um objeto na superfície da piscina para amortecer a pressão do gelo, como uma boia de hibernação.
  9. Em climas moderados, recomendamos que o filtro funcione periodicamente, sempre que possível.
  10. Acima de tudo, não se esqueça de cobrir a piscina com uma boa cobertura.
  11. É importante repetir a adição do produto de invernada de 3 em 3 meses.
  12. Lavagem dos filtros (filtros saturados): Se o manómetro do filtro estiver situado na faixa vermelha, significa que o filtro está saturado. Será necessário efetuar uma retrolavagem.
  13. Chuvas fortes: Em caso de chuvas fortes, é necessário um tratamento de choque com DICHLORO (10 g/m³). Depois de fazer circular a água durante meia hora, é necessário verificar o cloro livre e o pH.

Não se esqueça que preparar a sua piscina para o inverno é tão importante como prepará-la para o verão.

Encontre na nossa gama de produtos de inverno o produto químico perfeito para manter a água da sua piscina e ajudá-lo a poupar na manutenção da sua área de natação.

Cuidar da sua piscina no inverno poupar-lhe-á muito trabalho e desperdício de produto no verão.