está a preparar a sua piscina para o verão e quer ter a certeza de que tudo está em perfeitas condições? Durante a época balnear, a sua piscina tem fugas de água constantes? Suspeita que a sua piscina possa ter uma fuga de água? Hoje, vamos ajudá-lo a descobrir como detetar uma fuga de água na sua piscina e dar-lhe alguns conselhos para a reparar. Desta forma, poderá continuar a desfrutar do seu pequeno oásis em casa com toda a tranquilidade e segurança.
Um dos maiores problemas com que se pode deparar na manutenção da sua piscina é uma eventual fuga de água. Não é verdade que ouvir uma fuga de água nos deixa de cabelos em pé? Não se preocupe, tudo tem uma solução.
Uma fuga de água é inevitavelmente sinónimo de perda de dinheiro e, se for grave, pode também atrasar o seu primeiro mergulho da época ou deixá-lo sem banho durante algum tempo. Mas não entre em pânico! A primeira coisa a fazer é certificar-se de que a sua piscina tem realmente uma fuga de água.
Contenido del artículo
🧴Como detetar se tem uma fuga na piscina?
Em geral, uma piscina pode perder 2 a 3cm de água (ou azulejos) por semana devido às condições climatéricas(evaporação), à utilização ou ao próprio sistema de filtragem. Mas se a perda for maior e, sobretudo, constante…tem uma fuga!!!!
se suspeitar que a perda de água ultrapassa os limites normais, certifique-se primeiro de que se trata de uma fuga. como fazer isso?
Conselhos para verificar se tem uma fuga de água na piscina
O primeiro passo lógico é a observação: olhar cuidadosamente à volta da piscina e verificar se existem zonas húmidas, afundadas ou corroídas.
Há também duas acções que pode tomar para se certificar de que não há uma fuga de água.
- Fita adesiva: coloque uma marca na parede da piscina ao nível da água e aguarde 24 horas. Se o nível da água tiver descido mais de um centímetro, é porque existe uma fuga.
- Balde de água: Encha um balde de água até ao nível da água da piscina e coloque-o nos degraus ou num local onde ambos os níveis possam estar à mesma altura. Deixe-o estar durante 24 horas e, se verificar que o nível da água da piscina desceu mais de um centímetro em relação ao nível do balde, tem uma fuga.
Bem, tem uma fuga, e agora?
Sabe que tem uma fuga de água, agora tem de descobrir de onde vem a fuga para a poder resolver.
diferentestipos de fugas de água numa piscina
Existem vários tipos de fugas numa piscina. Dependendo do tipo de fuga que tiver, terá de agir de uma forma ou de outra.
- Rachadurasou fissuras: As rachaduras são aberturas ou fendas longas e estreitas que aparecem no material de que é feito o revestimento da piscina. Estas fissuras formam-se na estrutura da piscina devido à passagem do tempo e aos movimentos provocados pela água e pelo solo exterior, razão pela qual as piscinas estalam.
- Danoshidráulicos ou nas tubagens: trata-se de danos ocorridos nos circuitos de filtração e de bombagem, de enchimento e de esvaziamento da piscina. São as fugas mais frequentes (representam cerca de 80%). Para as reparar, é necessário efetuar testes de pressão, secção por secção. Este trabalho deve ser efectuado por um técnico especializado.
Para determinar a origem da fuga, recomendamos:
Verificar cuidadosamente todo o equipamento. Se tiver a mais pequena suspeita de fuga, a primeira coisa a fazer é examinar o filtro, a bomba, os tubos, as válvulas, etc. Para o fazer, ligue a estação de tratamento de água.
Existem três situações possíveis para localizar as fugas de água na sua piscina:
- Se verificar que a água se perde quando o filtro está ligado, é provável que se trate de um problema com uma das partes do circuito de impulsão, como tubos, vedantes, etc..
- Se a perda de água for menor quando o filtro está ligado, trata-se de um problema do sistema de extração (skimmers, drenos, etc.), que também pode ser verificado analisando a pressão do filtro e os níveis da bomba.
- Um terceiro caso que se pode encontrar é o de uma perda de água igual quando o filtro está ligado e quando está desligado, caso em que é mais provável que se trate de uma fenda ou fissura na estrutura da piscina.
Como detetar e reparar uma fuga na piscina ao mesmo tempo?
Existem produtos como o vedante de fugas Aqua-Stop da Piscimar ou o vedante de fugas Fix a Leak da CTX que, graças aos seus componentes, são capazes de detetar onde está a fuga e repará-la, ou o nosso novo produto, o vedante de fugas P17, que, com a sua fórmula especial, actua contra microfissuras em tanques, piscinas e tubagens.
Estes produtos foram especialmente formulados para vedar poros ou pequenas fissuras na superfície ou no circuito hidráulico da piscina ou do spa.
É um líquido viscoso que se adiciona à água da piscina, é miscível em água e solidifica em contacto com o ar
Estes produtos são recomendados para todos aqueles que não sabem onde se encontra a fissura da sua piscina
Quando Aqua-Stop ou P17 é colocado na piscina, dissolve-se com a água e deposita-se exatamente onde se encontra a fissura, pelo que não é necessário procurar a fissura ou o poro na sua piscina. Graças à sua eficácia, o problema fica resolvido em 24 horas.
A sua eficácia foi testada por especialistas e pelos consumidores mais exigentes e a sua avaliação é sempre positiva.
Encontre Aqua-Stop estanqueidade e P17 selante ao melhor preço na nossa loja online de piscinas.
Esperamos que este artigo o tenha ajudado a encontrar uma fuga na sua piscina. Se tiver qualquer outro problema, contacte-nos e teremos todo o gosto em ajudá-lo.