7 questões resolvidas sobre a cloração do sal

A cloragem de sal é um sistema de filtragem saudável, económico e de fácil manutenção.

está a pensar em deixar a desinfeção tradicional pela cloração de sal, talvez tenha algumas dúvidas sobre este sistema e precisa de as resolver para dar o passo definitivo. Vamos ajudá-lo a decidir e ajudá-lo a descobrir que a cloração salina é um excelente método para manter a sua piscina desinfectada e equilibrada.

Noutros artigos já explicámos em que consiste a cloração salina, as suas vantagens e todas as suas características, pelo que não vamos voltar a falar disso.

Ler artigo o que é a cloração salina

Neste post vamos concentrar-nos em resolver algumas das dúvidas que este sistema de desinfeção levanta e que ao longo dos anos temos recebido dos nossos clientes, mas para não deixar nada no ar sobre o que é a cloração do sal, diremos brevemente que consiste na geração de cloro a partir de sal comum que foi dissolvido na água, cerca de 6 kg de sal por m3 de água (este processo é chamado de eletrólise).

Este método de desinfeção chegou a Espanha por volta do ano 2000 e, desde então, evoluiu para se tornar um dos sistemas mais populares para desinfetar eficazmente uma piscina.

Vejamos estas 7 perguntas e as respectivas respostas.

Perguntas sobre a cloração salina

1- É um sistema caro?

Esta é provavelmente a primeira pergunta que nos fazem. Não, um clorador de sal não é caro se olharmos para o médio e longo prazo. Obviamente, no início, o clorador de sal é mais caro do que o cloro, mas tenha em conta que já não terá de comprar cloro, pelo que, a longo prazo, poupará dinheiro tanto em manutenção como em produtos químicos.

O único produto químico que tem de comprar é o redutor de pH, que utilizará, em circunstâncias normais, uma vez por ano.

Deve também ter em conta que a cloração com sal, juntamente com outras acções de manutenção, permitirá manter a água ano após ano, o que significa que não terá de esvaziar a piscina e voltar a enchê-la todos os anos.

cloración salina piscina

2- É difícil de instalar?

Não, de modo algum. Pode fazê-lo você mesmo. Tudo o que precisa é de um cortador ou qualquer outra ferramenta de corte, tubo de PVC onde o clorador de sal será instalado e um pouco de cola. Mas se preferir, um instalador da sua confiança pode fazê-lo por si.

3- Porque é que se diz que é mais saudável?

É verdade, a água da sua piscina tratada com cloração salina é mais saudável do que se a tratar com cloro convencional. Não terá os efeitos negativos do cloro, como a irritação dos olhos ou a comichão na pele, uma vez que as cloraminas que provocam estes efeitos incómodos são eliminadas.

Neste ponto, temos de esclarecer que, para que a desinfeção seja eficaz e, portanto, mais saudável, é necessário que o pH da água esteja nos níveis recomendados (entre 7,2 e 7,6). Também relacionada com o pH está a seguinte questão.

4- A cloração com sal pode desequilibrar o pH?

Sim, no processo de dissociação do cloro e do sódio o pH tende a aumentar, pelo que recomendamos que o verifique regularmente. Isto não é exclusivo da cloração com sal, com a desinfeção com cloro também é preciso estar atento ao pH, ainda mais porque com o cloro o desequilíbrio é maior.

Para saber mais , leia este artigo sobre o pH

5- É adequado para qualquer piscina?

Sim, qualquer piscina pode ter um clorador de sal, embora deva ter em conta a importância de ter um profissional que o aconselhe sobre o tipo de clorador que necessita para a sua piscina. Se instalar o equipamento errado, a desinfeção não será eficaz e o consumo de energia será mais elevado.

Também pode utilizar um clorador de sal se tiver um spa, um centro de spa, uma fonte..

6- O sal produzido é corrosivo?

Não, a concentração de sal é tão baixa que não tem qualquer efeito corrosivo na superfície da piscina ou nos filtros e bombas, como acontece quando se utiliza cloro.

7- Nadar numa piscina com cloro salgado é como nadar no mar?

É fácil fazer este paralelismo, mas lamentamos desiludir todos aqueles que querem ter um pedaço de mar em sua casa. A salinidade de uma piscina é 6 a 8 vezes inferior à da água do mar. Para lhe dar números mais concretos, diremos que a água de uma piscina com cloro salgado tem uma concentração de sal de 5 a 7 gramas por litro, e que a água do mar contém cerca de 37 gramas por litro.

Esperamos que este artigo o tenha ajudado a decidir-se se tinha dúvidas sobre a cloração com sal.