Efeitos das tempestades de verão nas piscinas

O verão é uma altura do ano bastante estável em termos de alterações climáticas. O bom tempo e o calor são comuns, por vezes excessivos. No entanto, é também a altura das tempestades de verão que podem descarregar água abundante num curto espaço de tempo, precisamente para contrariar o calor excessivo.

Setembro, como último mês do verão, é talvez também o mais instável e, por conseguinte, o mês em que estas tempestades de verão são mais frequentes.

Estas tempestades de verão são benéficas porque são acompanhadas de uma descida das temperaturas, tornando o verão mais agradável. Mas para quem tem uma piscina pode ser uma verdadeira dor de cabeça, pois uma piscina que antes era clara e limpa, de repente transforma-se numa mancha turva.

o que acontece a uma piscina numa tempestade de verão?

Uma tempestade significa:

  • Água abundante a uma temperatura diferente da água da piscina.
  • Ventos que transportam todo o tipo de detritos: sujidade, lama, folhas, fosfatos, insectos..

Estes factores significam que:

  • A água da chuva dilui o cloro com capacidade desinfetante e varia os níveis de pH.
  • A sujidade transportada pelo vento contamina a água e faz com que o cloro livre seja consumido e se transforme em cloro combinado, que não tem propriedades desinfectantes. A sua piscina fica indefesa contra as bactérias, as algas..
  • No exterior, as partículas em suspensão transportadas pela chuva turvam a água, fazendo com que esta perca a sua transparência. Por outro lado, os fosfatos também são transportados pelo vento e sabe que os fosfatos são os nutrientes perfeitos para as algas.
  • Os eventuais cortes de eletricidade que acompanham as tempestades mais fortes podem parar o sistema de filtragem e impedir a recirculação e a filtragem da água. Quando isto acontece, também não há uma desinfeção eficaz da água da piscina.
consecuencias tormenta para la piscina

porque é que isto acontece?

A principal razão pela qual uma tempestade afecta a sua piscina é que, antes de a tempestade se desencadear, os níveis de cloro e de pH estão desajustados. No entanto, também é verdade que, por muito bem ajustados que estejam os níveis, se houver uma tempestade muito forte, a sua piscina será afetada.

como evitá-lo?

Antes de qualquer aviso de tempestade, recomendamos que verifique os níveis de pH e de cloro para se certificar de que estão correctos. Os danos serão sempre menores se os níveis estiverem correctos.

Recomenda-se também que, em caso de previsão de tempestades fortes, aumente a quantidade de cloro e aumente o tempo de filtração, especialmente se tiver cloração salina.

É também altamente recomendável ter um gerador de energia no caso de haver uma falha de energia e o seu sistema de filtração parar.

o que fazer se já tiver sido afetado pela tempestade de verão?

Não se preocupe, isto é muito comum. A primeira coisa a fazer é avaliar os danos.

Meçao pH e os níveis de cloro e equilibre estes valores se estiverem incorrectos (muito provavelmente). Estas medições devem ser efectuadas tantas vezes quantas as necessárias até que os níveis estejam correctos.

É importante não deitar demasiado produto, pois se exagerar no cloro os valores não serão corretamente indicados, podendo também provocar lesões respiratórias e danos nos olhos e na pele.

É aconselhável utilizar cloro de ação rápida (ou dicloro) para obter rapidamente a quantidade necessária de cloro residual. Este processo é também designado por cloração de choque. E é necessário quando já existem algas na piscina ou quando a turvação da água é importante. Nesta altura, os produtos de prevenção ou de manutenção não serão úteis.

Para saber mais, leia o nosso artigo O que é a cloração de choque?

Quando os níveis de cloro e pH estiverem correctos, recomendamos a utilização de produtos para obter uma água cristalina (floculantes) e algicidas (anti-algas).

Colocar o sistema de filtragem a funcionar durante 24 horas. Após este período, e se tiver seguido os nossos conselhos, terá uma piscina com uma água cristalina e desinfectada.

e se a piscina continuar turva?

Repita todo o processo: medição, cloração de choque, filtração. Se vir que o problema não está resolvido, contacte-nos ou o profissional da sua escolha para resolver o problema.